quinta-feira, 7 de abril de 2016

Um cardápio mais do que facil

Bom dia minhas leitoras e leitores queridos,

a pedidos vou postar mais um cardápio fácil e rápido de se fazer:

1) entrada - maionese de siri

Comi essa delícia na França e fiquei tentando até reproduzir o prato, que é super-fácil, o segredo na verdade, está na maionese.
Ingredientes para 4 pessoas:

1) 4 colheres de maionese hellman´s de leite
2) 4 colheres de chantilly
3) sal, pimenta
4) 600 gramas de carne de siri descongelada (ou seja, pese depois de descongelar), pré-cozida e perfeitamente escorrida
5) 1 maçã verde grande ou duas pequenas
6) 2 limões

Bata o chantilly e quando ficar consistente junte com a maionese e tempere, reserve na geladeira até a hora de montar o prato. Corte as maças verdes, com casca, bem miudinho, esprema suco de limão em cima para não escurecer. Quanto mais miúda mais bonito o prato.  Misture o siri com a maionese e para ficar bonitinho use formas de cortar mass, unte-as levemente com azeite e dai coloque a maionese de siri até deixar mais ou menos um dedo faltando para completar, aperte bem para não desmanchar (é importante que o siri esteja bem seco para não escorrer). Complete o espaço que falta com a maçã verde picadinha. Enfeite com uma salsinha ou outro galinho de erva.
2) Filé Wellington fácil

Ingredientes:
1 peça de filé mignon, limpa e livre de gorduras;
1/2 cebola roxa pequena
sal, pimenta, alho 
1 ovo
1 pacote de massa folheada arosa aberta ou um pacote da fechada (mas daí vai precisar de um rolo para abrir a massa e como a massa só é boa geladinha pode perder temperatura no processo e não é o ideal) 
8 laminas de presunto cru
azeite de oliva
250g cogumelos frescos
agua
100 ml de creme de leite fresco


Modo de fazer:


Seque bem a carne e tempere com sal, pimenta e esfregue nela um dente de alho. Reserve. Coloque azeite em uma frigideira o suficiente para untar e selar a carne, deixe atingir uma temperatura bem quente, sele a carne por fora, ou seja, é só para perder a cor rosada e manter o suco dentro dela, conforme for perdendo a cor, vá virando a peça até estar inteiramente selada. Retire, coloque em uma travessa e leve a geladeira até esfriar bem. Guarde a frigideira e jogue nela mais ou menos um copo americano de agua, aqueça e reserve esse caldo.

Acenda o forno a 200º - diquinha aqui, sempre que for mexer com massa folheada pré-aqueça o forno antes por uns 20 minutos, a massa não pode entrar no forno morno, senão não ficara aerada e sim plastificada.

 Corte a cebola bem miúda, um dente de alho tambem bem picadinho. Bata os cogumelos com  a agua da frigideira, reserve. Em uma frigideira refogue a cebola e o alho no azeite, refogue a massa de cogumelos até evaporar bem a agua e ficar sequinho, tempere com sal e pimenta. Desligue e junte o creme de leite e reserve

Pegue a massa folheada na geladeira (se estiver congelada tem que deixar descongelar em geladeira), abra, espalhe  o presunto até cobrir inteiramente a massa, não deixe espaços e não precisa retirar a gordura. Sobre o presunto espalhe o creme de cogumelos. Retire a carne da geladeira posicione no meio da massa e feche, fazendo um pacote. Muito importante que não haja liquido no filé ou pode estragar a massa.Coloque em uma assadeira de teflon para evitar ter que por oléo, cubra com papel alumínio e leve a geladeira por uns 20 minutos.

Retire e espalhe com um pincel o ovo batido, na superfície (isso dará brilho a massa), mas é opcional
Se o forno já estiver bem quente, coloque a assadeira nele e deixe até que a massa fique dourada (entre 15 a  25 min, dependendo do forno)
o acompanhamento pode ser batatas aos murros (já dei a receita no post

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search